Abertura

Abertura

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Apostila 01

O Câncer e a Alimentação


No Hospital John Hopkins – EUA, após anos de pesquisa se descobriu meios alternativos para combater o câncer. As células cancerosas podem ocorrer entre 6 a 10 vezes na vida de uma pessoa, mas quando o sistema imunológico desta pessoa é forte, ele destrói estas células. Quando acontece do câncer se desenvolver, é porque ele encontrou terreno fértil, como fatores genéticos, ambientais, alimentares e estilo de vida.
Nosso planeta está muito comprometido por fatores como poluição atmosférica, poluição do solo, das águas, o que está afetando seriamente a humanidade.
Vamos abordar na área de alimentação, o que podemos fazer para combater o câncer.

Em primeiro lugar devemos evitar as panelas de alumínio, teflon e similares e preferir aço inox, vidro, pirex, cerâmica ou ferro.

Evitar o micro-ondas, melhor utilizar o forno convencional ou forninhos elétricos, mesmo para reaquecer a comida. Se usar o micro-ondas, NUNCA utilizar recipientes de plástico. O plástico está contaminando o planeta e também o nosso organismo. Água em garrafas de plástico devem ser evitadas, devemos usar os filtros antigos de barro, as garrafas devem voltar a ser de vidro.
Alimentos que nos desintoxicam dos metais pesados: algas marinhas como espirulina e coentro, o coentro deve ser bastante usado, não só em peixes, mas em saladas, omeletes e diversos pratos.
Alimentos que nos desintoxicam do plástico absorvido pelo nosso organismo: brócoli, couve-flor, couve, couve de Bruxelas e repolho.

Quando possível devemos escolher ingredientes orgânicos; atualmente eles ainda estão mais caros, mas se começarmos a consumir e exigir que não sejam usados agrotóxicos, os produtos terão seu preço reduzido. Quem mora em casa, por exemplo, pode fazer uma pequena horta. Faz toda a diferença em nosso organismo usarmos produtos orgânicos, e faz bem também ao planeta que deixa de ser contaminado por agrotóxicos.

Carne vermelha, é alimento de difícil digestão, requer muitas enzimas digestivas, sem mencionar os hormônios que ela contém. Devemos substituir a carne vermelha por peixe, especialmente: sardinhas, atum e salmão, enfatizando que devemos cozinhar o peixe em temperatura baixa e por pouco tempo, para preservar os nutrientes.
Fontes de Omega 3, são importantes para o nosso organismo. Encontramos principalmente nos peixes de água profunda, como o salmão. A carne do frango alimentado sem antibióticos, ovos de boa procedência,   nozes e na linhaça que é encontrada em forma de óleo ou a sementinha moída que pode ser colocada em sucos, pães, biscoitos, etc.
Obs. Não é recomendado o óleo de linhaça para quem tem câncer de mama ou de próstata.

Margarinas, óleos de Canola, Milho, Soja são prejudiciais, os óleos para ficarem com coloração clara passam por processo de branqueamento que utiliza solventes químicos, portanto são altamente nocivos à saúde. Nas farinhas brancas e até mesmo o sal refinado, também são utilizados métodos de branqueamento com agentes químicos. Para substituir os óleos, devemos utilizar manteiga, em pequenas quantidades  (se possível orgânica), óleo de coco (não hidrogenado) e óleo de oliva extra virgem e de primeira pressão a frio. As farinhas devem ser substituídas por integral e o sal não deve ser refinado.

Evitar: Leite de soja*, carnes artificiais, queijos e sorvetes; barras de proteína e especialmente os produtos que tem no rótulo “proteína de soja isolada”. Nestes produtos são encontrados ingredientes altamente artificiais, são associados a degenerações físicas o que implica no desenvolvimento do câncer.
*A maioria da é soja geneticamente modificada, de difícil digestão por causa do ácido fitico (phytic acid).

Cozinhando Legumes: Feijão, Lentilhas, Ervilhas, etc.

Os legumes são fáceis de digerir, oferecem nutrição protéica com poderosos anti-cancerígenos, especialmente quando bem preparados.

Para os pacientes com câncer e todos aqueles com a vitalidade comprometida, este método deve ser seguido para os legumes como feijão, lentilha ou ervilhas.

Ingredientes:

2 xícaras de legumes
1 colher de chá de limão, iogurte ou vinagre de maçã orgânico.
Água para deixar de molho
1-2 colheres de café de sal não refinado
Folhas de louro

Lavar e deixar de molho o feijão (por exemplo), com 1 colher de chá de limão, iogurte ou vinagre, de 12 a 24 horas. Especialmente o feijão preto, deve ficar de molho mais tempo (24 horas).
Tirar do molho e levar para cozinhar em 6 xícaras de água. Assim que começar a fervura e surgir espuma, retirar a espuma e continuar a fervura até o que o feijão fique macio. Nos últimos minutos de fervura colocar as folhas de louro.
Desta forma o feijão é bem digerido pelo organismo. As folhas de louro ajudam na digestão, são anti-oxidantes e anti-inflamatórias, além de  reduzir os gases.

Os grãos: arroz integral, aveia e quinoa.

Conhecemos bem o arroz integral e a aveia, mas recentemente estamos em contato com a quinoa, o super grão, que contém cálcio, ferro, magnésio, vitaminas B & E, além de ser de fácil digestão, ajudando pessoas que estão sendo submetidas a quimioterapia.

A quinoa deve ser lavada e colocada de molho durante a noite, jogar fora a água do molho e cozinhar até a água ser absorvida.

1 xícara de quinoa e 2 xícaras de água para cozinhar. Pode ser usada em vitaminas, saladas, com nozes, vegetais picados, frango ou peixe e teremos uma refeição completa.

Alguns temperos, especiarias e frutas que ajudam na alimentação:

Coentro: ajuda a melhorar náuseas, indigestão, anti inflamatório, anti bacterial e remove metais pesados do nosso organismo.

Alho: anti viral e anti bacterial (cru ou cozido).

Hortelã: ajuda na indigestão.

Curcumin: poderoso anti câncer é extraído de uma planta da família do gengibre. Deve ser polvilhado na comida, pode-se colocar em ovos mexidos e omeletes.

Gengibre: muito bom contra dores de garganta e resfriados.

Canela: estimula a circulação e ajuda a reduzir os níveis de açúcar do sangue.

Tomates: rico em vitaminas A,C, K e cálcio.

Frutas em geral devem ser muito consumidas, contém vitaminas e são de fácil digestão.

Algas e Cogumelos como o Shiitake, também são importantes anti cancerígenos, que devemos incluir no nosso cardápio. Os Chineses vem utilizando Shiitake por mais de 6.000 anos!

Muito importante ter fé, usar a meditação, estar conectado com Deus Pai Abba, reduzir o “stress”, manter o positivismo, procurar grupos de apoio (para não se sentir só), praticar exercícios físicos, nem que sejam 30 minutos de caminhada por dia.
         Ter a certeza que para tudo existe um propósito, podemos não alcançar, não saber o porque, mas com tudo se aprende, a experiência com o câncer é um tempo de renovação, não uma batalha.

         E principalmente, o câncer é apenas uma palavra e não uma sentença!




                                                       
Muito obrigada por esta oportunidade.
Desejo a todos uma vida de paz neste planeta tão lindo, que é Dele, e do qual somos apenas viajantes!
Ana Maria Pacheco e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário