Abertura

Abertura

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Apostila 02

COMO FICAR FORA DA ZONA DO CÂNCER

Na minha ida para fazer meu check up em Vancouver, Canadá no final de 2009, fui convidada a participar de um encontro com a Dra. Caroline Sutherland, autora de muitos livros, como “The Body Knows”. Ela é médica da não menos famosa Louise Hay, de quem já li inúmeros livros e com eles pratiquei teorias positivas em vários aspectos.
A Dra. Caroline é adepta da medicina alternativa, claro que no caso de doenças sérias como o câncer, estas terapias devem se somar à medicina alopática (convencional).
Existe um consenso de que o corpo que contraiu o câncer vai precisar (dentre  inúmeras coisas), de apoio espiritual, emocional e complementos que o fortifiquem. O corpo vai necessitar também de muito repouso, descanso mesmo, para se regenerar. Vai ser um período para reaprender a se alimentar melhor, em menores intervalos, com alimentos especiais, se possível orgânicos (vide a apostila “O Câncer e a Alimentação). Esta vai ser a época de tirar do cardápio qualquer item tóxico que a pessoa esteja porventura consumindo. As células cancerosas são alimentadas por glucose, portanto não se deve consumir açúcar, qualquer que seja a sua apresentação. Isto inclui mel, ou outras formas de açúcares chamados “saudáveis” e álcool.
Evitar também o leite e seus derivados, eles produzem “muco” e evitar também a cafeína.
Nesta fase mesmo as frutas devem ser consumidas com parcimônia. A Quinoa é um alimento importante, especialmente se a pessoa estiver sendo submetida à quimioterapia. É preciso se alimentar da forma mais saudável possível. E aqui entram as sopas. Interessante lembrar que sempre que uma criança é acometida de uma gripe, ou outro mal, as mães fazem sopas! Isto desde muito tempo atrás. Intuitivamente as mães do passado transmitiram às gerações futuras a prática das sopas. Quem não se lembra de uma boa “canja de galinha”, para se recuperar de uma forte gripe? As sopas são digestivas e facilmente absorvidas pelo organismo.
É preciso encontrar um bom profissional que possa orientar como desintoxicar o corpo. Líquidos como os chás e água de boa procedência devem ser altamente consumidos, pois assim o organismo pode eliminar mais facilmente a “carga” de remédios alopáticos. Os chás devem ser sem cafeína, e especialmente o chá de Pau D´Árco,  deve ser utilizado pelo menos 3 vezes ao dia, uma xícara. 
É muito importante lavar bem os alimentos crus a serem consumidos, dando-se sempre preferência aos alimentos orgânicos. Se tiver dúvida sobre a procedência do alimento, deixe-o de molho na água com uma colher pequena de bicarbonato de sódio, enxágüe antes de consumir, isto vai ajudar a eliminar os agrotóxicos.
Para haver maior absorção dos alimentos, são utilizadas enzimas digestivas, que reduzem os alimentos em componentes menores, sendo mais facilmente absorvidos no trato digestivo. Também a reposição de nutrientes por via oral, tem sido acompanhada pelo uso simultâneo de enzimas digestivas por especialistas em nutrologia. 
Além das providencias que citamos acima, devemos nos preocupar com o estado de espírito da pessoa, o apoio emocional e espiritual, tudo vem como um aprendizado em nossas vidas. Alimentar nosso espírito com boas leituras, particularmente gosto muito de Deepak Chopra, especialmente no seu livro “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, quando ele pergunta: ”O que posso aprender desta experiência? Qual a mensagem que o universo quer me dar? Como eu posso transformar esta experiência em algo útil aos meus semelhantes?” Pode ser que nunca possamos responder estas questões, mas não podemos nos esquecer que todos estamos aqui e devemos nos ajudar mutuamente. Nós não podemos mudar as situações, mas podemos escolher como reagimos diante dela. Sozinho sempre é mais difícil, precisamos contar com o apoio de familiares, amigos e profissionais especializados especialmente para aceitarmos que nem tudo é como gostaríamos que fosse. Mas conhecemos histórias de grandes superações que podem nos servir de estímulo e exemplo. Se a pessoa tem fé, pratica uma religião, faz parte de algum grupo de meditação é algo que pode ajudar demais na recuperação. Interesses em trabalhos manuais, estar junto à natureza, e principalmente eliminar o stress, também são eficientes. A meditação auxilia muito no combate ao stress, pois possibilita que a pessoa acalme sua mente, fique em silencio e se concentre no momento presente, podendo mesmo enviar comando de cura ao seu organismo. Além da meditação, podemos citar a Ioga, o Tai-Chi e uma boa massagem relaxante para aprender a lidar com o stress. Comer regularmente uma porção de nozes, pode diminuir o aumento da pressão sanguínea causada pelo stress, diz um novo estudo feito pelaPennsylvania State University, nos Estados Unidos. De acordo com os cientistas, este benefício se deve a presença de ômega-3, gordura insaturada encontrada nas oleaginosas. O estudo observou 22 adultos saudáveis, mas com elevados níveis de colesterol ruim, o LDL. Os pesquisadores descobriram que o grupo que consumia em média 18 nozes ou óleo de nozes todos os dias tinha o nível de pressão arterial até dois pontos mais baixo do que os outros participantes, inclusive em momentos de stress. 
Outras sugestões importantes para se ficar fora da zona do câncer, são aquelas bem conhecidas de todos nós:
Não fumar, não beber em excesso, manter-se no peso ideal (a obesidade aumenta o risco de câncer de mama), se apresentar para uma avaliação médica periódica, muitos tumores são detectados em uma visita de rotina. No Canadá é obrigatório a mamografia de 2 em 2 anos, foi assim que descobriram meu tumor, era bem pequeno felizmente!
Procurar ter uma alimentação rica em nutrientes e pobre em calorias.Vários estudos indicam que dietas pobres em fibras e ricas em gorduras aumentam o risco para câncer no intestino grosso, na próstata, nas mamas, nos ovários e no útero. Defumados e picles também aumentam seu risco. Dê preferência para frutas, legumes, cereais integrais e peixes. 
Frutas, vegetais e cereais integrais ricos em carotenóides, vitamina A e vitamina C ajudam a proteger contra cânceres nos pulmões, no intestino grosso, nas mamas, na cavidade oral, no esôfago, no estômago, no pâncreas, no colo do útero e nos ovários. 
Os Carotenóides são encontrados em vegetais e frutas de cor amarela ou alaranjada (p.ex.: cenouras e batata doce) e vegetais folhosos de cor verde escura (p.ex.: brócolis e espinafre). Os cientistas descobriram que os Carotenóides são capazes de reduzir a incidência de câncer no pulmão até mesmo em pessoas fumantes. É óbvio que parar de fumar é a principal medida para evitar o câncer no pulmão, mas mesmo entre os fumantes, aqueles que apresentam baixas concentrações de carotenóides no organismo possuem um risco maior. Praticar exercícios regularmente melhora a oxigenação dos órgãos e tecidos, removem radicais livres e ajudam a manter o peso ideal, além de promoverem um bem estar tremendo, graças à liberação de endorfinas e outros neurotransmissores 'do bem'.
Finalmente, ter uma atitude positiva, que significa amar a vida, o planeta e as pessoas. A vida é um tesouro único que devemos preservar ao máximo. Pode parecer excessivo termos que nos preocupar com tantas coisas, como alimentação, exercícios, meditações, mas isto faz parte da atitude positiva, a vontade de superar obstáculos, que podem diminuir nossa jornada.


Um comentário:

  1. Ola Ana Maria!
    Obrigado por compartilhar sua estoria de vida.
    Fiquei emocionada com seu relato, sua forca e suas conviccoes.
    Um exemplo a ser seguido.Priorizar a alimentacao, os exercicios, o estilo de vida e a espiritualidade me parece parte de uma unica comunhao da criatura com o Criador. Voce conhece o caminho..obrigado por nos conduzir nele...Grande contribuicao!
    Eu a conheci recentemente em um voo de Houston para Sao Paulo. Sou a comissaria de bordo que lhe atendeu, meu nome e Rose MOnteiro. Mais uma vez obrigado! Manteremos contato...prazer enorme em lhe conhecer.

    ResponderExcluir